Caleidoscópio

Caleidoscópio
Pequenos fragmentos de vidro colorido, luz, espelhos, movimento, imagens: Olhares da Arte

domingo, 5 de junho de 2011

Atividade: Barroco Brasileiro

Acesse o portal positivo, realize uma pesquisa nos códigos : Aleijadinho ( @ART073), Barroco no Brasil ( @ART032) e Bom Jesus de Matozinhos (@ART054). Faça uma síntese sobre o conteúdo, é cite uma das obras de Aleijadinho que chamou sua atenção. Assine sua atividade com nome e sobrenome e poste em nosso blog.
Atividade Individual/ Valor 2,0
Postagem até dia 10 de maio de 2011

Professora Sínthia Oliveira

64 comentários:

  1. Alejadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro", o que chamava a atenção de muitos portugueses, que vieram para o brail.Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice Que, com muito esforço e aos poucos, foi tornando-se conhecido. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas e, futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Ele manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava. Passou a ser cuidado por sua nora, a parteira Joana Araújo Correia. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    Uma de suas obras que chama a atenção é “Cabeça de São Simão, Igreja
    do Carmo ( Sabará)” onde ele utiliza a simetria de reflexão e tons avermelhados na figura. MARIA ELIZA T:102

    ResponderExcluir
  2. Aleijadinho : Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da casa de fundição de Vila Rica, e com José Coelho de Noronha, famoso escultor e entalhador das igrejas da região. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.
    O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava. Passou a ser cuidado por sua nora, a parteira Joana Araújo Correia. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.

    Nome : Luan Brandao - Turma : 101

    ResponderExcluir
  3. As Gerais viviam a "corrida do ouro" no século XVIII. Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país.
    O Barroco chegou no Brasil no século XVII, quando esse estilo já estava em declínio na Europa. Ele foi marcado aqui pela grande diversidade cultural, intensa religiosidade, e o auge da exploração mineira. Em Minas gerais ele desenvolveu um estilo mais independente, com características próprias. Um artistas de maior destaque é o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ele teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho.Sua doença foi cruel, e foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.
    O santuário de Bom Jesus do Matosinho, localizado na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, foi inspirado em santuários construídos no norte de Portugal. Aleijadinho foi contratado para a criação das escrituras que compõem as cenas.
    Uma das obras que mais me chamou a atenção é a escultura Carregamento da Cruz (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG).

    Ananda Souza - Turma 102

    ResponderExcluir
  4. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, era filho de uma escrava e um mestre de obras e arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa,que veio para o Brasil no contexto da ‘’corrida do ouro’’ com o objetivo de enriquecer. Aleijadinho crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Após superar algumas dificuldades, começou a ser reconhecido por seu ofício. Não era um homem rico e nunca se casou, mas teve um filho com uma mestiça. Aos 50 anos passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Apesar de ninguém saber ao certo o que ele contraíra, aos poucos foi perdendo os dedos das mãos, dos pés e ficou cego de um olho. Manteve-se ativo até 1812, quando não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.
    O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, além de todo o conjunto, é formado pelas esculturas dos Doze Profetas, feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo.
    A obra de Aleijadinho que mais me chamou a atenção foi a fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

    Ana Laura Franco Santos - Turma 101

    ResponderExcluir
  5. O barroco chegou a minas gerais no seculo XVIII quando este estilo ja estava em declinio na europa .AQui no Brasil vivia se em um ambiente marcado pela diversidade cultural e religiosidade . A religiosidade ajudou muito o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras . Os artistas de maior destaque sao o Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataide , suas obras podem ser vistas na igreja Sao Francisco de Assis em Ouro Preto . O Santuario de Bom Jesus do Matosinho foi inspirado em um santuario construino no norte de portugal e Aleijadinho foi contratado para fazer esculturas que narram as estaçoes da paixao de cristo , Aleijadinho precisou da ajuda de algunds de seus funcionarios p fazer as esculturas por estar sofrendo de uma doença que iria perdendos partes de seu corpo . Aleijadinho veio ao Brasil por causa da corrida do ouro em que seu pai Manuel Francisco Lisboa veio para o Brasil em busca de ouro . Assim surgiu Aleijadinho e seu pai era um grande artista tambem , com isso alejadinho começou a se interessar pela arte barroca e se tornou um grande artista de destaque em minas gerais e no brasil . sua principal obra está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805. Arthur Baldim Terra - Turma 101

    ResponderExcluir
  6. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país.
    O sonho de enriquecer também chegou à Metrópole e contaminou muitos portugueses, que abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil.
    Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, pai de Antônio Francisco Lisboa, cuja mãe era uma escrava de Manuel.
    Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos.
    Antônio imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Portas, púlpitos, imagens. Antônio não era um homem rico. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença.
    A doença foi cruel, e foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa. Ao mesmo tempo que atacava seu corpo, feria sua alma, tornando-o triste e irritadiço. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. O escultor passou a andar apoiado sobre os joelhos que eram protegidos por um dispositivo de couro. Sem os dedos das mãos para esculpir, Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. A doença não restringiu sua força criadora.
    Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    Os seis passos da crucificação na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos foram as obras que me chamaram a atenção, nela é transmitido sentimentos e um deles o sofrimento, característica da obra Barroca.
    Ana Letícia Mendes Turma:102

    ResponderExcluir
  7. Antonio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto,Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, Português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro preto, apaixonado pela arte, Aleijadinho só fez a escola primária, sua infância e juventude foi ajudando o pai e o tio Antonio Francisco Pombal, um entalhador muito conceituado na cidade àquela época, não aproveitando as brincadeiras de criança que deveria ter. Segundo consta, a formação profissional de Aleijadinho pode ter sido aprimorada, enriquecida com a experiência de João Batista Gomes, abridor de cunhos e de José Coelho Noronha, entalhador e escultor, com que o artista teria uma relação muito boa. Em 1777 Antonio Francisco Lisboa contrai a doença que lhe traria com o tempo o apelido de aleijadinho, a doença que foi deformando o artista com o passar dos anos fez com que ele perdesse os dedos dos pés, e das mãos, e os pesquisadores até hoje não conseguiram determinar com certeza qual o problema de saúde que teria trazido tão graves seqüelas. Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil.

    Isabela Lino - Turma: 102

    ResponderExcluir
  8. Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
    Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.A doença se agravou e Aleijadinho trabalhou até o ano de 1812. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.
    A obra que mais me chamou a atenção foi O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de
    Congonhas do Campo.
    Barroco no Brasil: O barroco mineiro surgiu no século XVIII, quando já estava em declínio na Europa e a estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias, foram utilizados materiais abundantes na região como a pedra-sabão e o cedro.A religiosidade ajudou muito o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde
    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos- Congonhas, M.G. : O santuário foi fruto de uma promessa feita por um português. A obra teve início em 1757, foi inspirada em santuários de Portugal. Após o término da criação Antônio Francisco Lisboa foi contratado para criação das esculturas que compõem as cenas da via-crúcis.Ao realizar este caminho vemos seis pequenas capelas relando desde a última ceia até a crucificação de Cristo. Em 1985 o santuário foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade
    NOME:Glenda Gomes
    TURMA:102

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Em 1730 nasceu em Minas Gerais Antônio Francisco Lisboa, o chamado Aleijadinho. Este, cresceu e passou a se interessar pelo trabalho de seu pai, a arte. Começou a desenvolver seus trabalhos realizando pequenos serviços, e aos poucos foi ganhando prestígio e reconhecimento pela qualidade de seu trabalho. Com seus 50 anos desenvolveu uma doença que o fez perder alguns membros do corpo e ficar cego, daí surgiu o apelido " aleijadinho ". Morreu em 1814 deixando um grande legado em MG.

    O Barroco no Brasil: O Barroco chegou em MG no século XVIII em um contexto de intensa religiosidade e o auge da exploração mineira. A sua estética adquiriu um caráter próprio utilizando materiais como a pedra-sabão e o cedro ao invez do mármore europeu. Os artistas de maior destaque são o escultor Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
    O santuário de Bom Jesus de Matosinhos localizado em Congonhas, MG foi obra de um português que vivia na região. Após o término dessa construção no século XVIII, Aleijadinho foi contratado para a criação de esculturas que compõem a via-crúcis. Em 1985 o santuário foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

    Carina Inoue - 101

    ResponderExcluir
  11. Aleijadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Manuel Francisco Lisboa veio para Minas em busca de sucesso. Não foi fácil, mas, com muito esforço aos poucos, foi tornando-se conhecido. Teve um filho ao qual deu o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa se interessou pelo trabalho do pai. Aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Antônio teve algumas dificuldades, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. A doença foi cruel, aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Mas a doença não restringiu sua força criadora. Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas. Aleijadinho é considerado o melhor representante do barroco no Brasil. Apresentando diversas obras entre elas “O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo”.
    Barroco no Brasil: O Barroco chegou a MG no século XVIII. A estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias. A religiosidade ajudou no desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.

    NOME:Ianka Araújo Almeida TURMA:102

    ResponderExcluir
  12. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730
    PImprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Portas, púlpitos, imagens. Antônio não era um homem rico. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.Por volta de 50 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. A partir do ano de 1812 ele já não conseguia trabalhar.Morreu em 1814 e foi enterrado sob a igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto
    A obra que mais me chamou a atenção foi a da igreja de São Francisco de Assis principalmente pois já estive na igreja. O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas. O ponto culminante da integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais, sem dúvida a partir dos trabalhos de Aleijadinho
    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos localizada na cidade de Congonhas ,MG, é fruto de promessas feitas por um português que vivia na região .A obra teve inicio em 1757 e foi inspirada em santuários construídos ao norte de Portugal .Apos o termino da construção dessa igreja no final do sec XVIII , Aleijadinho foi contratado para a criação das esculturas que compõe as cenas da via-crúsis estações que narram a Paixão de Cristo
    MATHEUS SILVA TURMA:102

    ResponderExcluir
  13. Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da casa de fundição de Vila Rica, e com José Coelho de Noronha, famoso escultor e entalhador das igrejas da região. Antônio não era um homem rico. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato. A doença foi cruel, e foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa. Ao mesmo tempo que atacava seu corpo, feria sua alma, tornando-o triste e irritadiço. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. A obra que mais me chamou atenção do autor aleijadinho foi a fachada da igreja São Fracisco de Assis localizada em Ouro Preto.
    O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.
    O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O santuário está localizado no morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais.O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa.

    Gustavo Cassimiro Loures
    Turma:102

    ResponderExcluir
  14. No século XVIII, Minas Gerais estava vivendo a “corrida do ouro”, muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração, a notícia chagou à Metrópole e Manuel Francisco Lisboa, pai de Alejadinho, foi para a colônia em busca de enriquecer-se, foi artífice, carpinteiro e se tornou mestre em obras. Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Seu filho Antônio Francisco Lisboa (filho dele com uma escrava) se enteressou pelo trabalho do pai. Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato. Aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e proferia. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol, por isso recebeu o apelido de Alejadinho. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto. O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O santuário está localizado no morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais. Das obras de Alejejadinho que eu mais gostei foi O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo.
    Nome: Jessica Dias
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  15. ALEIJADINHO

    A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista. Todas as suas obras foi realizada em Minas Gerais, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rey e Congonhas deo Campo.

    O pseudómino “Aleijadinho” vem da doença que ele adquiriu aos 40 anos de idade. Tal doença lhe causou deformidades no corpo.

    Segundo Bretas, seu escravo, Aleijadinho perdeu os dedos das mãos e dos pés. Os seus dentes caíram e outras deformidades acometeram o artísta.

    Ainda segundo Bretas, o Aleijadinho morreu pobre e abandonado. Nos últimos anos de sua vida viveu na casa de sua nora Joana, que cuidou-o até a morte, ocorrida em 1814.
    -
    Sua maior realização na escultura de vulto completo são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas - as 66 estátuas da Via Sacra, Via Crucis ou dos Passos da Paixão, distribuídas em seis capelas independentes, e os Doze Profetas no adro da igreja.Todas as cenas da Via Sacra, talhadas entre 1796 e 1799, são intensamente dramáticas, e aumenta esse efeito o vivo colorido das estátuas em tamanho natural, pintadas, segundo indica um contrato assinado em 1798, por Mestre Ataíde e Francisco Xavier Carneiro.
    Brenda S. '102

    ResponderExcluir
  16. Antônio Francisco Lisboa foi um dos principais artistas do barroco brasileiro,suas obras tinham como matéria prima a pedra-sabão,que era muito abundante no Brasil,suas esculturas se destacavam pela simetria,perfeição e realismo.Antonio começou a desenvolver uma doença em que perdia partes de seu corpo.Quando a doença já estava desenvolvida ele ficou conhecido como Aleijadinho,pois havia perdido suas pernas e braços,então os escravos continuavam as partes básicas de suas obras.Uma das obras mais famosas de Aeijadinho são Os Doze Profetas que são dispostos em simetria.
    Marina Santana. Turma:02.

    ResponderExcluir
  17. Alejadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro", o que chamava a atenção de muitos portugueses, que vieram para o brail.Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice Que, com muito esforço e aos poucos, foi tornando-se conhecido. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas e, futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Ele manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava. Passou a ser cuidado por sua nora, a parteira Joana Araújo Correia. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    Uma de suas obras que chama a atenção é “Cabeça de São Simão, Igreja
    do Carmo ( Sabará)” onde ele utiliza a simetria de reflexão e tons avermelhados na figura. Mateus Henrique T:102

    ResponderExcluir
  18. NOME: GABRIELA BOWEN
    TURMA: 102

    Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista. or volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
    obras: Igreja de São Francisco em Ouro Preto, com a portada de Aleijadinho e Cristo flagelado, na Via Sacra de Congonhas.

    ResponderExcluir
  19. NOME: CARLA BITENCOURT
    TURMA: 102

    Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado aoBarroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente. por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Morreu pobre, doente, e suas obras foram reconhecidas so depois de anos após sua morte. Obras: Em Mariana chafariz da Samaritana,em Tiradentes matriz de Santo Antônio (risco do frontispício).

    ResponderExcluir
  20. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região.
    Aos poucos, Manuel foi tornando-se conhecido. Começou como artífice, passou ao ofício de carpinteiro e, depois de alguns anos, já era mestre de obras. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas, como foi o caso da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade que hoje é conhecida como Ouro Preto.
    Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe
    Nessa época, a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos. Muitas igrejas passaram a ser edificadas e outras, reformadas. Para efetuar esse serviço era necessário o emprego de artistas qualificados. Devagarinho a arte sacra foi crescendo no país.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
    A obra que mais achei interessante foi O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região.

    Manuel ,pai de Aleijadinho, foi tornando-se conhecido. Começou como artífice, passou ao ofício de carpinteiro e, depois de alguns anos, já era mestre de obras. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas, como foi o caso da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade que hoje é conhecida como Ouro Preto.
    Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. A obra de Aleijadinho que mais me chamou a atenção foi a fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

    Turma: 102

    ResponderExcluir
  23. No século XVIII, Minas Gerais vivia a "corrida do ouro" e nesse contexto o sonho de enriquecer se propagou entre os homens.
    Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Alejadinho foi influenciado pelo pai já que se interessava muito pelo trabalho dele. Aprendeu na oficina da família sobre desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Nesse período a arte sacra foi crescendo no país, principalmente em Vila Rica (atual Ouro Preto) e era necessário artistas qualificados.
    Ele imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    Acredita-se que Alejadinho tenha desenvolvido hanseníase e porfiria. Ele saía principalmente no período da noite e era ajudado por escravos. O escultor passou a andar apoiado sobre os joelhos que eram protegidos por um dispositivo de couro. Sem os dedos das mãos para esculpir, Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. E além de tudo andava sempre coberto.
    Parou de trabalhar em 1812 quando sua doença se agravou, mas em 1814 veio a falecer. Foi esquecido durante um tempo e so veio a ser relembrado meio século depois.
    Um dos exemplos da obra de Alejadinho é "Cristo na cruz. 'Via Crucis' de Congonhas do Campo"
    Luísa Malvar - Turma: 101

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em 1730, e seguiu passos semelhantes aos de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, que veio para o Brasil no contexto da "corrida do ouro". Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas depois passou a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Aos 40 anos já era um a homem famoso e requisitado. Seu apelido deve-se à uma doença degenerativa adiquirida por volta dos 50 anos. Devido à mesma, manteve-se ativo até 1812, e faleceu em 1814.
    O barroco chega ao Brasil no contexto de intensa influência da igreja, e exploração do ouro. Aleijadinho foi um dos artistas de destaque desse período
    Localizado na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, teve sua obra iniciada em 1757, e foi inspirado em santuários contruídos ao norte de Portugal. Após o termino das obras, Aleijadinho foi contratado para a criação das esculturas que compõem as cenas da via-crúcis, estações que narram os passos da paixão de Cristo. Na minha opinião, esta é uma das obras que mais me chamou a atenção.

    Bárbara Emerick- Turma 101

    ResponderExcluir
  26. MARIANE DIAS:
    No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país.
    Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da casa de fundição de Vila Rica, e com José Coelho de Noronha, famoso escultor e entalhador das igrejas da região.
    Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos. Muitas igrejas passaram a ser edificadas e outras, reformadas. Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Portas, púlpitos, imagens. Antônio não era um homem rico. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    De mau humor, Aleijadinho saía pelas ruas de Vila Rica...
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Ao mesmo tempo em que atacava seu corpo, feria sua alma, tornando-o triste e irritadiço. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. Sem os dedos das mãos para esculpir, Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. A doença não restringiu sua força criadora.
    Aos poucos abandonaram o mestre, aumentando ainda mais o seu desgosto.
    Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado depois de quase um século pelo trabalho de um biógrafo. Aleijadinho é considerado o melhor representante do barroco no Brasil. Apresentando diversas obras entre elas “O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo”.
    Barroco no Brasil: O Barroco chegou a MG no século XVIII. A estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias. A religiosidade ajudou no desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.
    Uma das esculturas que mais chamou minha atenção foi o profeta Ezequiel. Santuário de Congonhas do Campo é uma das quatro maiores esculturas do conjunto e com tal qualidade plástica que é totalmente atribuída a Aleijadinho.
    Trata-se de uma figura esguia, com proporções corretas e como característica marcante, apresenta o braço direito flexionado e o tronco levemente inclinado.
    NOME:MARIANE DIAS
    TURMA:102

    ResponderExcluir
  27. ALEJADINHO: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração.Manuel Francisco Lisboa,era um artífice. Não foi tão fácil alcançar o sucesso nas terras brasileiras, mas, com muito esforço e aos poucos, Manuel foi tornando-se conhecido. Manuel teve um filho e deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Aprendeu desenho, arquitetura e ornamento.
    Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Aos 40 anos era um homem famoso, apesar de ser um artista mulato.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.
    A doença foi cruel, e foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. A doença não restringiu sua força criadora.
    O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.
    A obra de alejadinho que mais me chamou atenção foi Fachada da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto), que é muito Bonita.

    BARROCO: O Barroco chegou ao Brasil no século XVII, e em Minas Gerais no século XVIII. No Brasil vivia-se um ambiente marcado pela diversidade cultural. O Barroco adaptou-se a características locais de cada região. A religiosidade ajudou muito no desenvolvimento da artes em muitas cidades, pois em busca de prestígio as construções da igrejas eram favorecidas. Os artistas de maior destaque foram: Antonio Francisco Lisboa,Alejadinho e Manuel da Costa Ataíde.

    Julia Leite - 100

    ResponderExcluir
  28. Antonio Francisco Lisboa o Aleijadinho era filho de Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava chamada Isabel, nasceu em 1730. Durante a infância começou a se interessar pela escultura e teve aulas com dois grandes escultores. Nunca foi casado mas teve um romance com uma mestiça e um filho com ela. Aos 50 anos adquiriu uma doença que ninguém sabe dizer ao certo qual era, aos poucos devido a doença ele começou a perder dedos das mãos e dos pés, passou a andar de joelhos e a esculpir com as ferramentas amarradas aos punhos. Aleijadinho parou de trabalhar em 1812 devido a doença, e faleceu em 1814.

    O barroco chegou a Minas Gerais no século XVIII, em um momento que o Brasil vivia uma grande diversidade cultural, forte religiosidade e exploração das minas de ouro. O barroco se adaptou a cultura mineira e adquiriu características como a utilização de materiais da região. Os artistas de maior destaque foram: Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.

    O santuário de Bom Jesus de Matosinhos se localiza em Congonhas, Minas Gerais. Começou a ser construída em 1757 devido a promessa de um português, terminou de ser construída no fim do século XVIII, e Aleijadinho foi contratado para esculpir a esculturas da via-crúcis. Em 1985 foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

    A obra de Aleijadinho que me chamou atenção foi o Adro dos Profetas.

    Natália Cristina Turma: 101

    ResponderExcluir
  29. Minas Gerais teve inicio com o barroco quando este já começava entra em declino na Europa. Minas vivia a chamada "corrida do ouro" fato que possibilitou a origem de pequenas cidades na região, influenciadas diretamente pela cultura portuguesa. Esta cultura pode ser vista no barroco que esta presente principalmente nas igrejas das cidades históricas mineiras.
    Antonio Francisco Lisboa, conhecido como aleijadinho foi um importante representante barroco brasileiro. Ele aprendeu o oficio na oficina de seu pai e se dedicou ao mundo das artes. Aleijadinho esculpia com grande beleza imagem de figuras religiosas. Seu trabalho pode ser visto em diversas igrejas mineiras. Aleijadinho adquiriu uma doença, onde teve seu corpo deformado. Esta doença o levou a morte, onde foi enterrado no assoalho da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Ouro preto.
    O Santuário de Bom Jesus de Matosinho localiza-se na cidade Congonhas MG e foi erguido devido à promessa de um português. Ele construiu o santuário inspirado no santuário de Bom Jesus de Braga em Portugal. Terra em que ele era originário. As obras presentes neste santuário foram realizadas por aleijadinho com as da via-crúcis e dos doze profetas.
    A imagem que mais me chamou a atenção foi a Cristo na cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo, pois retrata com detalhes cristo no momento de sua morte.

    VINÍCIUS RODRIGUES TURMA : 100

    ResponderExcluir
  30. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração, inclusive Manuel Francisco Lisboa. Nesta época a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos. Aleijadinho contraiu uma grave doença, sendo que perdeu os dedos dos pés, quase todos das mãos e ficou cego de uns dos olhos. O escultor passou a andar apoiado sobre os joelhos que eram protegidos por um dispositivo de couro. Sem os dedos das mãos para esculpir, Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos, mas quando a doença estava mais desenvolvida, continuavam as partes básicas de suas obras. Uma das obras mai conhecidas feita por Aleijadinho é Os Doze Profetas, que foi feita em pedra sabão, possui tamanho quase natural e está localizado no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo – MG.
    Thales Messias. Turma: 102

    ResponderExcluir
  31. Os portugueses abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil em busca de riqueza. Manoel Francisco Lisboa era um deles, que com muito esforço se tornou conhecido no Brasil e, foi convocado para realizar trabalhos importantes. Ele teve um filho com Isabel, sua escrava, que se chamou Antônio Francisco Lisboa, o Alejadinho.
    Ao crescer, Alejadinho passou a se interessar pelo trabalho do pai, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Ele teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Antônio contraiu hanseníase e porfiria, o que foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa, afetando sua alma e causando mau humor. Manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido.
    A obra que mais me chamou a atenção foi 'O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo'.

    CAROLINA DELFIM - TURMA 102

    ResponderExcluir
  32. O Barro brasileiro: O barroco chegou ao Brasil quando já estava em decadência na Europa, século XVIII. O Brasil nesta época era marcado pela diversidade cultural, intensa religiosidade o auge da exploração mineira (“ corrida do ouro”). Em Minas Gerais o barroco se adaptou as condições locais e foi bastante desenvolvido por causa da religiosidade. Os artistas com maior destaque foram Aleijadinho e Manuel Costa Ataíde. Na Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, encontra o trabalho dos dois artistas.
    Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho nasceu em 1730. Seu pai era um artista de origem portuguesa, Manuel Francisco Lisboa; e sua mãe era Isabel, escrava de seu pai. Aprendeu as primeiras lições de rates no ateliê da família. Continuou sua formação com João Gomes Batista e Jose Coelho Noronha. No começo sentiu dificuldade, mas depois passou a ser reconhecido. Seu trabalho tinha um estilo próprio que pode ser observado na talha e escultura. Aleijadinho não era rico nem casado, mas tinha um filho com uma mestiça. Aos 50 anos começou a sentir o mal de sua doença, que se acredita ser hanseníase e proferia que o deixou de mau humor e isolado. Aos poucos perdeu os dedos, não conseguia se locomover sozinho e nem enxergar bem. Mesmo com os empecilhos, ele continuou exercendo seu trabalho com ajuda de outras pessoas. Manteve-se ativo ate 1812, depois não conseguia trabalhar e passou a ser cuidado pela sua nora. Morreu em 1814 e só foi relembrado depois de meio século pelo biografo Rodrigo Ferreira Bastos.
    O Santuário de Bom Jesus de Matosinho: Fruto de uma promessa feita por um português que vivia em Congonhas, Minas Gerais. Teve início em 1757 e foi inspirado em santuários do Norte de Portugal. No final do século XVIII, após o termino da construção, Aleijadinho foi contratado pra fazer as esculturas de via-crúcis, que narra cenas da Paixão de Cristo. Ele estava com mais de 60 anos, saúde precária e recebeu ajudantes para compor sua obra. Foram feitas 666 imagens de madeiras em tamanho real. Em 1985 o santuário foi reconhecido pela UNESCO com Patrimônio Cultural da Humanidade.
    Obra de Aleijadinho: O profeta Ezequiel no Santuário de Congonhas do Campo
    Nome: Fernanda Rodrigues Martins Duarte Turma: 101

    ResponderExcluir
  33. ALEIJADINHO: No século XVIII, Minas Gerais estava vivendo a chamada “corrida do ouro”. Isso atraiu muitas pessoas para o estado, com o intuito de enriquecerem com o ouro. Um dos portugueses que veio para o Brasil na época da corrida do ouro foi Manuel Francisco Lisboa. Este, depois de alguns anos tem um filho com sua escrava chamado Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
    Antonio foi se interessando à medida que crescia pela arte das esculturas. Nessa época o pensamento cristão era predominante no país, e como muitas igrejas estavam sendo erguidas, precisava-se de bom escultores. Assim Antonio começou a trabalhar no oficio e logo estava bastante conhecido por todo o país.
    Aos cinqüenta anos de idade aproximadamente, Antonio começou a ter sintomas de uma doença que lhe causava deformações quando a pele entrava em contato com o sol. Passou a ficar irritadiço e triste. Com o tempo perdeu os dedos dos pés, e quase todos os das mãos, e ficou cego de um olho. Não conseguia mais se deslocar sem ajuda. Passando assim a receber o apelido pelo qual ele é conhecido: Aleijadinho. Mesmo assim continuava criando esculturas, onde ele se locomovia com os joelhos e tinha os instrumentos amarrados nos braços. Parou de trabalhar em 1812. Morreu em 1814 e foi enterrado na igreja de Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto. Onde foi esquecido. Sendo relembrado apenas após o trabalho do biógrafo Rodrigo Ferreira Bretas. Uma de suas obras que mais me chamou a atenção foi: fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
    BARROCO BRASILEIRO: O barroco chegou a MG no século XVIII quando este já estava em declínio na Europa. Em minas gerais, a estética das obras barrocas ficou mais independente, sendo adaptadas as condições locais, utilizando até materiais existentes na região, como a pedra sabão no lugar do mármore europeu. Os artistas de maior destaque são: Antonio Francisco Lisboa e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
    O santuário de bom Jesus do Matozinho foi construído na cidade de congonhas em 1757 devido a promessa feita por um português que morava na região. Foi baseada em santuários localizados ao norte de Portugal. A igreja terminou de ser construída ao final do século XVIII, e o Aleijadinho foi contratado para fazer esculturas representando a via-crúcis ao redor da igreja. Em 1800, foi feita a parte final da construção do santuário, onde novamente, Aleijadinho foi contratado para fazer os 12 profetas localizados na frente da igreja. Eles dão a sensação de movimento e estão alinhados simetricamente um com o outro.Como Aleijadinho precisou de ajuda para a construção das estátuas, pode-se notar alguns defeitos nelas se forem examinadas individualmente. Mas em conjunto formam ampla harmonia e beleza.
    Lara Ferreira de Abreu – Turma 101

    ResponderExcluir
  34. Aleijadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Manuel Francisco Lisboa veio para Minas em busca de sucesso. Não foi fácil, mas, com muito esforço aos poucos, foi tornando-se conhecido. Teve um filho ao qual deu o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Ele aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. A doença foi cruel, aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. Mas a doença não restringiu sua força criadora. Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas. Aleijadinho é considerado o melhor representante do barroco no Brasil. Apresentando diversas obras entre elas “Cabeça de Querubim de um púlpito da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto)”. Barroco no Brasil: O Barroco chegou a MG no século XVIII. A estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias. A religiosidade ajudou no desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.
    Nome:Andréa Nascimento Turma:102

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Gabriel Ayres Lopes 102

    Aleijadinho: Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho, mudou-se para o Brasil com o sonho de enriquecer-se. Foi se tornando conhecido com o tempo pelas suas obras. Ele projetou várias obras, como igrejas. Teve um filho com a sua escrava, ao qual deu nome de Antônio Francisco Lisboa, que posteriormente seria chamado de Aleijadinho.
    Aleijadinho cresceu e seguiu o ofício do pai, tendo maior interesse na escultura e entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista.
    Aleijadinho teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho.
    Não era rico. Nunca se casou, mas teve um filho com uma mestiça. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    Contraiu hanseníase e porfiria, esta última causava úlceras em sua pele toda vez que era exposto ao sol, isso fazia com que ele só saísse à noite. Com o tempo foi perdendo as partes do corpo, mas isso não o impediu de pintar. Em 1814 não pode mais trabalhar, pois não se levantava e nem enxergava. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa
    Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.

    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos: Localizado em Congonhas, é fruto de uma promessa feita por um português da região. Foi inspirado em santuários do norte de Portugal. Após sua construção, Aleijadinho foi chamado para fazer as esculturas da via-crúcis. Os fiéis podem ver nela todas as estações, desde a Santa Ceia à crucificação de Cristo. Em 1985 esse santuário foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

    O Barroco chegou ao Brasil no séc. XVIII, quando já estava em declínio na Europa. Em Minas Gerais o Barroco adaptou-se à região, adquirindo características próprias. Utilizava-se dos materiais mais abundantes na região. Os artistas brasileiros de maior destaque foram Aleijadinho e Ataíde. As igrejas facilitaram muito a difusão da arte Barroca.
    Uma das obras de Aleijadinho que me chamou mais atenção foi “Personagem de um presépio"
    Museu da Inconfidência (Ouro Preto), devido à quantidade de detalhes e a leveza com que o autor fez a escultura.

    ResponderExcluir
  37. Alejadinho: No século XVIII, muitos homens mudaram para Vila Rica, um deles foi Manuel Francisco Lisboa que teve um caso com sua escrava Isabel, seu filho Antônio Francisco Lisboa (conhecido como alejadinho) que nasceu em 1730. Que se interessou pelo trabalho de seu pai, apreendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Ele teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas depois encomendas não paravam de chegar. Foi um gênio do barroco brasileiro. Acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria, a doença atacava lentamente e dolorosamente fazendo com que ficasse cego e que alguns membros de seu corpo caísse, seus escravos Januário, Agostinho e Maurício ajudava-o, mas aos poucos o abandonaram, causando mais desgosto. Permaneceu ativo até 1812, após esse ano não pode mais trabalhar, sua nora que cuidava dele. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição. Algumas obras de Alejadinho são:
    O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" (Congonhas do Campo), Cabeça de Querubim de um púlpito da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto), Fachada da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto), Cabeça de São Simão, Igreja do Carmo (Sabará) e O profeta Ezequiel. Santuário (Congonhas do Campo).

    Nome:Rayssa Guetler Turma:102

    ResponderExcluir
  38. Antônio Francisco Lisboa nasceu em 1730, filho de um português com uma escrava. Aprendeu desenho, arquitetura e ornamento na oficina da família, e continuou sua formação com João Gomes Batista. Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Mesmo com algumas dificuldades no início, conseguiu ganhar reconhecimento e passou a receber várias encomendas. Nunca se casou, mas teve um filho com uma mestiça. Aos 50 anos aproximadamente, começou a apresentar sintomas de uma doença, provavelmente hanseníase e porfiria, que causava úlceras na pele ao se expor ao sol. Aos poucos foi perdendo seus dedos e ficou cego de um olho. Passou a fazer suas esculturas com a ajuda de alguns escravos. Foi nessa época que surgiu seu apelido, Aleijadinho. Esteve ativo até 1812, e morreu em 1814. Foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Uma de suas obras é Cristo na cruz.
    BARROCO: chegou a Minas Gerais no século XVIII, época de seu declínio na Europa. Ganhou uma estética própria, adaptando-se a condições locais. A religiosidade ajudou o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, favorecendo a construção de igrejas.
    SANTUÁRIO BOM JESUS DE MATOSINHOS: localizado em Congonhas, Minas Gerais, foi construído em 1757 e inspirado em santuários de Portugal. Aleijadinho foi contratado para fazer as esculturas que compõem cenas da via-crucis.

    Gisele Marques - Turma 101

    ResponderExcluir
  39. Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.A doença se agravou e Aleijadinho trabalhou até o ano de 1812. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.

    Barroco no Brasil: O barroco mineiro surgiu no século XVIII, quando já estava em declínio na Europa e a estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias, foram utilizados materiais abundantes na região como a pedra-sabão e o cedro.A religiosidade ajudou muito o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.

    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos- Congonhas, M.G. : O santuário foi fruto de uma promessa feita por um português. A obra teve início em 1757, foi inspirada em santuários de Portugal. Após o término da criação Antônio Francisco Lisboa foi contratado para criação das esculturas que compõem as cenas da via-crúcis.Ao realizar este caminho vemos seis pequenas capelas relando desde a última ceia até a crucificação de Cristo. Em 1985 o santuário foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

    GABRIEL LOPES - 100

    ResponderExcluir
  40. No secúlo XVIII Minas Gerais vivia a ´´corrida do ouro`` por isso muitas pessoas se mudaram para Vila Rica procurando prosperar com o comércio e com a mineração. Uma dessas pessoas foi Manoel Francisco Lisboa que se tornou um reconhecido carpinteiro e mestre de obras. Manoel teve um filho com uma de suas escravas. Deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
    Aleijadinho cresceu e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família aprendeu desenho, arquitetura e ornamento. Ele teve algumas dificuldades para trabalhar, mas depois de superá-las passou a ser reconhecido.
    Aproximadamente aos 50 anos começou a sentir os primeiros sintomas da doença que hoje acredita-se que foi hanseníase e porfiria. A doença foi se propagando lentamente e dolorosamente o deixando triste e irritado. Ele se manteve ativo até 1812. Uma de suas obras mais famosas é a dos 12 profetas em Congonhas.
    Tatiele Tâmara de Souza Alves - 102

    ResponderExcluir
  41. Aleijadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro”. Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país. Um dos portugueses que abandonou sua terra natal para vir ao Brasil, em busca do sonho de enriquecer foi Manuel Francisco Lisboa. Não foi tão fácil alcançar o sucesso nas terras brasileiras, mas, com muito esforço e aos poucos, Manuel foi tornando-se conhecido. Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa. Antônio foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    O barroco chegou a minas gerais no século XVIII, quando esse estilo já estava em declínio na Europa .Em Minas Gerais, a estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias, pois adaptou-se ás condições locais .A religiosidade ajudou muito o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, com a rivalidade entre as irmandades e ordens terceiras que ,em busca de prestígio, favoreciam a construção de igrejas.
    Uma obra de Aleijadinho que mais me chamou a atenção foi Cabeça de São Simão, Igreja
    do Carmo ( Sabará),pois nela ele conseguiu esculpir as expressões faciais de uma pessoa perfeitamente.
    Nome: Bruna Yuki
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  42. Obra: O profeta Ezequiel. Santuário de Congonhas do Campo.


    Em ouro preto, existia um carpinteiro chamado Manuel Francisco Lisboa, ele se tornou conhecido graças a seu grande esforço. Com o tempo ele teve muitos escravos, e teve um filho com uma escrava, ele o deu nome de Antônio Francisco Lisboa, que mais tarde ficou conhecido como Aleijadinho, devido a uma doença que ele adquiriu, onde aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho e logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho.
    O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava e em 1814 veio a falecer.

    Nome: Carolina Maurício
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  43. Aleijadinho: Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho, mudou-se para o Brasil com o sonho de enriquecer-se.Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil.Aos cinqüenta anos de idade aproximadamente, Antonio começou a ter sintomas de uma doença que lhe causava deformações quando a pele entrava em contato com o sol.A doença foi cruel, aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos.
    Barroco no Brasil :chegou a Minas Gerais no século XVIII, época de seu declínio na Europa.O barroco se adaptou a cultura mineira e adquiriu características como a utilização de materiais da região. Os artistas de maior destaque foram: Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.
    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos :localizado em Congonhas, Minas Gerais, foi construído em 1757 e inspirado em santuários de Portugal.O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo.
    A obra que me chamou mais a atençao de Aleijadinho foi Cabeça de Querubim de
    um púlpito da Igreja de
    São Francisco de Assis
    (Ouro Preto)

    Bárbara luiza
    Turma:100

    ResponderExcluir
  44. Barroco e Aleijadinho
    Barbara Machado Fernandes
    Barroco: O Barroco chegou a Minas Gerais somente no sévuloXVIII, quando já estava em declínio na Europa. Aqui, ganhou um estilo próprio e usou materiais da região, como a pedra-sabão para fazer esculturas ao invés do mármore europeu. Em Minas, ganhou incentivo, pois as autoridades apoiavam a construção de igrejas como forma de obter prestígio.
    Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa nasceu em 1730 e era filho de um artífice português com uma escrava. Desde cedo, mostrou interesse pelo ofício do pai, e frequentou a oficina da família, onde aprendeu desenho, arquitetura e ornamentação. Apesar de dificuldades iniciais em sua carreira, Aleijadinho conseguiu se tornar um artista prestigiado e muito disputado. Com cerca de 50 anos, começou a ter os primeiros sintomas de porfiria e hanseníase, se isolou em casa e só saía à noite, uma vez que o sol piorava seu estado de saúde. Conforme as doenças avançavam, ele perdeu quase todos os dedos e não conseguia mais andar sozinho, dessa forma, seus aprendizes tinham que amarrar as ferramentas em suas mãos para que ele continuasse a trabalhar. Manteve-se ativo até 1812, quando já não enxergava e já não podia se levantar. Morreu em 1814. É considerado o maior gênio do barroco brasileiro. Sua escultura mais bonita, na minha opinião, é Cristo na Cruz, da Via Crucis em Congonhas do Campo.
    Barbara Machado Fernandes - Turma 100

    ResponderExcluir
  45. Aleijadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro".Com deseijo de enriquecer, varios portugueses deixaram sua terra natal com o destino Brasil. Um deles foi Manuel Francisco Lisboa. Depois de varios anos, Manuel teve um filho com Isabel,sua escrava, chamado Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria chamado de aleijadinho. Com o passar dos anos aleijadinho começou a se interessar pelo trabalho do pai,mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Muitas igrejas passaram a ser edificadas e outras, reformadas. Para efetuar esse serviço era necessário o emprego de artistas qualificados. Aleijadinho teve dificuldade no começo, mas depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato. Aproximadamente aos 50 anos, Aleijadinho passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. Ele se manteve ativo até 1812.
    A obra que mais me chamou a atençao feita por Aleijadinho foi "Nossa Senhora das Dores".

    Larissa Faria - Turma:102

    ResponderExcluir
  46. Século XVIII, Minas Gerais – Corrida do Ouro.
    A cidade de Vila Rica ia se desenvolvendo, através do comércio e da mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir, e muitas pessoas se motivavam em ficar ricas através do ouro encontrado.
    O ex-artífice, Manuel Lisboa, se tornou reconhecido pela suas obras. Seu filho, Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho, interessou pelo trabalho artístico do pai, e ingressou na mesma carreira. Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, com o tempo, passou a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    Acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.
    O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava.
    Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Principais obras: "Passos da Paixão" e "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.

    PASSO DA SUBIDA DO CALVÁRIO: Já defrontando a esplanada que antecede a escadaria do Templo, encontra-se a penúltima capela que abriga o Passo da Subida ao Calvário ou Cruz-às-Costas, segundo denominação popular. Foi construída entre 1867 e 1875. Aleijadinho escolheu para ilustrar o caminho de Cristo para o Calvário, o episódio do “Encontro com as Filhas de Jerusalém”, relatado por São Lucas, Cap. 23, v. 27, 28. “
    E seguia-o uma grande multidão de povo e mulheres, as quais batiam no peito e lamentavam.
    Mas Jesus, voltando-se para elas, disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorais sobre vós mesmas e sobre vossos filhos”.

    Ana Carolina Ribeiro Costa, T:100

    ResponderExcluir
  47. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. O sonho de enriquecer também chegou à Metrópole e contaminou muitos portugueses, que abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil. Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, que teve um filho com uma de suas escravas, Antônio Francisco Lisboa, o ‘’Aleijadinho’’.
    Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho como artista. Após o sucesso como artista, passou a sofrer de uma doença que foi responsável pela perda de seus membros e da visão, primeiramente, e depois de sua morte.
    O Barroco no Brasil aconteceu em um contexto onde estava presente a contra-reforma realiza pela Igreja Católica, um mundo absolutista onde a sociedade era divida em três estados e pelo mercantilismo, representada no Brasil pela a ‘’corrida do ouro’’. Gregório Matos representou a literatura barroca e Aleijadinho a escultura barroca.
    Localizado na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, teve sua obra iniciada em 1757, aonde existem esculturas construídas por Aleijadinho e uma equipe de ajudantes, já que sua saúde se encontrava bastante debilitada. Essas esculturas fazem parte das cenas da via-crúcis, estações que narram os passos da paixão de Cristo, desde a última ceia até a crucificação de Cristo, e devido a grandiosidade dessas esculturas feitas em tamanho real, foi a obra que mais me chamou a atenção.

    Pedro Victorio Cota Postali - Turma 101

    ResponderExcluir
  48. Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da casa de fundição de Vila Rica, e com José Coelho de Noronha, famoso escultor e entalhador das igrejas da região.
    Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos. Muitas igrejas passaram a ser edificadas e outras, reformadas. Para efetuar esse serviço era necessário o emprego de artistas qualificados. Devagarinho a arte sacra foi crescendo no país.
    Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Portas, púlpitos, imagens. Antônio não era um homem rico. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato. Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    A obra que eu achei mais interessante foi O profeta Ezequiel. Santuário de Congonhas do Campo

    ResponderExcluir
  49. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região. O sonho de enriquecer também chegou à Metrópole e contaminou muitos portugueses, que abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil.
    Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice. Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Imprimia à sua criação um estilo próprio que hoje pode ser observado na talha e na escultura. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato. A imagem que mais me chamou atenção foi a "Personagem de um presépio". Bianca Nunes. T: 100

    ResponderExcluir
  50. -> Aleijadinho:
    Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava, Isabel. Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria. Essa última doença, deformante, provocava úlceras na pele quando seu portador ficava exposto ao sol. Provavelmente isso explica o mau humor e os hábitos do artista, que passou a isolar-se em casa, só saindo no período da noite.A doença se agravou e Aleijadinho trabalhou até o ano de 1812. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.

    -> Barroco no Brasil:
    O barroco mineiro surgiu no século XVIII, quando já estava em declínio na Europa e a estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias, foram utilizados materiais abundantes na região como a pedra-sabão e o cedro.A religiosidade ajudou muito o desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.

    -> Bom Jesus de Matosinhos:
    Localizado na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, teve sua obra iniciada em 1757, aonde existem esculturas construídas por Aleijadinho e uma equipe de ajudantes, já que sua saúde se encontrava bastante debilitada. Essas esculturas fazem parte das cenas da via-crúcis, estações que narram os passos da paixão de Cristo, desde a última ceia até a crucificação de Cristo, e devido a grandiosidade dessas esculturas feitas em tamanho real, foi a obra que mais me chamou a atenção. Em 1985 o santuário foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

    Daniel Augusto T.: 100

    ResponderExcluir
  51. Aleijadinho: No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Manuel Francisco Lisboa veio para Minas em busca de sucesso. Não foi fácil, mas, com muito esforço aos poucos, foi tornando-se conhecido. Teve um filho ao qual deu o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa se interessou pelo trabalho do pai. Aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Antônio teve algumas dificuldades, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. A doença foi cruel, aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Mas a doença não restringiu sua força criadora. Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas. Aleijadinho é considerado o melhor representante do barroco no Brasil. Apresentando diversas obras entre elas “O Cristo do carregamento da cruz. "Via Crucis" de Congonhas do Campo”.
    Barroco no Brasil: O Barroco chegou a MG no século XVIII. A estética barroca desenvolveu um estilo mais independente e com características próprias. A religiosidade ajudou no desenvolvimento da arte nas cidades mineiras, pois, em busca de prestígio as autoridades favoreciam as construções de igrejas. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde.

    Ana Carolina Robini de Souza Turma 102

    ResponderExcluir
  52. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro", o que chamava a atenção de muitos portugueses, que vieram para o brail.Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice Que, com muito esforço e aos poucos, foi tornando-se conhecido. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas e, futuramente seria conhecido como Aleijadinho.Ele manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava. Passou a ser cuidado por sua nora, a parteira Joana Araújo Correia. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.
    Uma de suas obras que chama a atenção é “Cabeça de São Simão, Igreja
    do Carmo ( Sabará)” onde ele utiliza a simetria de reflexão e tons avermelhados na figura. Os artistas de maior destaque foram Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Ataíde
    Santuário de Bom Jesus de Matosinhos- Congonhas, M.G. : O santuário foi fruto de uma promessa feita por um português. A obra teve início em 1757, foi inspirada em santuários de Portugal. Após o término da criação Antônio Francisco Lisboa foi contratado para criação das esculturas que compõem as cenas da via-crúcis.Ao realizar este caminho vemos seis pequenas capelas relando desde a última ceia até a crucificação de Cristo. Em 1985 o santuário foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
    Naira marcela Turma: 102

    ResponderExcluir
  53. Aleijadinho: Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, localizadas no município de Congonhas do Campo, mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
    Os 12 profetas são: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuc, Naum.
    Conservação das pesas: Há grande preocupação com o estado de conservação das obras que compõem o conjunto dos doze profetas de Aleijadinho. Por serem feitas de pedra-sabão, já apresentariam por si só um desgaste natural ao longo dos anos. Além disso, por muitos anos a obra de Aleijadinho careceu de cuidados e vigilância. Era costume da população de Congonhas do Campo, onde as obras se encontram, fixar nas estátutas fogos-de-artifício para serem dali disparados, durante dias festivos como o reveillon. Mesmo com a conscientização do valor histórico das peças, ainda sofrem constantes vandalismos.

    Aluno: Iury Rodrigues Costa
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  54. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país.

    O sonho de enriquecer também chegou à Metrópole e contaminou muitos portugueses, que abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil.
    Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice.

    Não foi tão fácil alcançar o sucesso nas terras brasileiras, mas, com muito esforço e aos poucos, Manuel foi tornando-se conhecido. Começou como artífice, passou ao ofício de carpinteiro e, depois de alguns anos, já era mestre de obras. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas, como foi o caso da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade que hoje é conhecida como Ouro Preto.

    Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.

    A obra que me chamou a atenção foi O Cristo do carregamento
    da cruz. "Via Crucis" de
    Congonhas do Campo

    ResponderExcluir
  55. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente,1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da casa de fundição de Vila Rica, e com José Coelho de Noronha, famoso escultor e entalhador das igrejas da região.
    Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Uma parte das riquezas geradas pelo ouro foi transferida para os templos. Muitas igrejas passaram a ser edificadas e outras, reformadas. Para efetuar esse serviço era necessário o emprego de artistas qualificados. Devagarinho a arte sacra foi crescendo no país.

    ResponderExcluir
  56. ALEIJADINHO (Antônio Francisco Lisboa, dito o), escultor, entalhador e arquiteto brasileiro (Ouro Preto, MG, c. 1730 - id., 1814). É o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil. Há até críticos que o consideram o mais importante escultor do continente americano. Sua escultura compõe-se de numerosas imagens em pedra-sabão e madeira, distribuídas por várias igrejas de Minas Gerais. Destacam-se, dentre seus mais famosos trabalhos, Os Doze Profetas, no adro da igreja do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas do Campo, e Os Passos da Paixão, sessenta e seis figuras dispostas em capelas no acesso a esse mesmo templo.
    Como arquiteto, executou o risco de igrejas, altares e frontispícios. Sua obra constitui a principal atração de mais de uma dezena de cidades mineiras.
    Uma obra que me chamou a atenção foi "Santuário do Bom Jesus de Matosinhos"
    Leticia Ramalho-100

    ResponderExcluir
  57. No século XVIII, as Gerais viviam a "corrida do ouro". Muitos homens se mudaram para Vila Rica e arredores visando prosperar com o comércio e com a mineração. Pequenos centros urbanos começaram a surgir na região. As notícias sobre o ouro se espalhavam pelo país.
    O sonho de enriquecer também chegou à Metrópole e contaminou muitos portugueses, que abandonaram sua terra natal e partiram para o Brasil.
    Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice.
    Manuel aos poucos foi se tornando conhecido, começou como artífice, passou ao ofício de carpinteiro e, depois de alguns anos, já era mestre de obras, seu trabalho foi se valorizando cada vez mais chegando até a projetar igrejas, como exemplo temos a igreja de Nossa Senhora do Carmo na cidade que hoje e conhecida como Ouro Preto.
    Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho.
    Antônio Francisco Lisboa foi crescendo e passou a se interessar pelo trabalho do pai. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe, e assim continuou a sua formação, o que era seu desejo. Antônio teve algumas dificuldades para exercer seu ofício, mas, depois de superá-las, passou a entregar suas encomendas e a ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho.Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Portas, púlpitos, imagens. Antônio não era um homem rico. Nunca se casou, mas manteve um relacionamento com uma mestiça que lhe deu um filho. Aos 40 anos era um homem famoso, solicitado por diversas vilas mineiras, apesar de ser um artista mulato.
    Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Ninguém sabia ao certo o que ele contraíra. Hoje, acredita-se que ele contraiu hanseníase e porfiria.
    A doença foi cruel, e foi-se prolongando de forma lenta e dolorosa. Ao mesmo tempo que atacava seu corpo, feria sua alma, tornando-o triste e irritadiço. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. O escultor passou a andar apoiado sobre os joelhos que eram protegidos por um dispositivo de couro. Sem os dedos das mãos para esculpir, Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. A doença não restringiu sua força criadora.
    O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Já não se levantava e não enxergava.Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, onde foi esquecido. Só foi relembrado meio século depois, pelo trabalho de um biógrafo, Rodrigo Ferreira Bretas.
    Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". Trabalhou em muitas igrejas, mas sua principal criação está retratada na cidade de Congonhas do Campo nos "Passos da Paixão" e nos "Profetas", obras realizadas de 1796 à 1805.

    Aluno:Lucas Portela Lima Resende
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Ana Beatriz Vilela 102

    Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
    Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de, formalmente, só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.
    Aleijadinho deixou mostras de seu talento em Ouro Preto, Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Rita Durão, São João del-Rei, Tiradentes e Nova Lima, cidades de Minas Gerais, onde desenhou e esculpiu para dezenas de igrejas.
    Ocupado com encomendas que chegavam de toda a província, Aleijadinho tinha mais de 60 anos quando começou a esculpir as famosas imagens de Congonhas do Campo. Nessa época, já deformado pela doença que lhe inutilizara as mãos e os pés, trabalhava com o martelo e o cinzel amarrados aos punhos pelos ajudantes. Apesar de ter sido respeitado em sua época, Aleijadinho, após sua morte, foi relegado a um quase esquecimento. O reconhecimento de que sua obra – o Barroco reconstruído dentro de uma concepção rigorosamente brasileira – havia sido a expressão máxima desse movimento no Brasil foi uma conseqüência da Semana de Arte Moderna de 1922. As obras que mais minha atenção foram: o chafariz da Samaritana e as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas.

    ResponderExcluir
  60. Aleijadinho nasceu em Vila Rica no ano de 1730. Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
    Carlos Fernando Araújo Júnior - 102

    ResponderExcluir
  61. Aleijadinho viveu e produziu a maioria de suas obras nas cidades de ouro preto e Congonhas, no estado brasileiro de Minas Gerais, no período de 1730 a 1814. . Aleijadinho foi um escultor barroco e trabalhou também como arquiteto, entalhador e marcineiro. Seu talento no entanto ficou conhecido por suas esculturas, e nessa arte.A obra que mais chamou minha atenção foi a do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

    Erika Diniz de Melo
    Turma:102

    ResponderExcluir
  62. No século XVIII, as Minas Gerais viviam a "corrida do ouro". Manuel Francisco Lisboa foi tornando-se conhecido. Começou como artífice, passou ao ofício de carpinteiro e, depois de alguns anos, já era mestre de obras. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas, como foi o caso da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade que hoje é conhecida como Ouro Preto. Como um homem bem-sucedido, Manuel tinha sua oficina, operários e escravos. Isabel, sua escrava, teve um filho dele no ano de 1730. Manuel deu à criança o nome de Antônio Francisco Lisboa, que futuramente seria conhecido como Aleijadinho. Na oficina da família, aprendeu desenho, arquitetura e ornamento, mostrando maior interesse pela escultura e pelo entalhe. Nessa época, a Igreja e a mentalidade religiosa reinavam no país. Seu trabalho passou a ser disputado por muitas confrarias e as encomendas não pararam de chegar. Portas, púlpitos, imagens. Aproximadamente aos 50 anos, Antônio Francisco Lisboa passou a sentir os primeiros sintomas de uma doença. Aos poucos foi perdendo os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Logo já não conseguia mais deslocar-se sozinho; passou a ser transportado por escravos. O nome pelo qual o artista é conhecido, Aleijadinho, veio nessa época, junto com a doença. Aleijadinho tinha que pedir aos seus ajudantes que amarrassem o cinzel e o martelo nos seus punhos. A doença não restringiu sua força criadora. O Aleijadinho manteve-se ativo até 1812. Após este ano ele não pôde mais trabalhar. Passou a ser cuidado por sua nora, a parteira Joana Araújo Correia. Morreu em 1814 e foi enterrado sob o assoalho da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto. Por causa de sua obra, Aleijadinho foi considerado "o melhor representante da arte sacra barroca no Brasil". A obra que mais gostei foi a do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

    Joice Ribeiro Lopes
    Turma:102

    ResponderExcluir
  63. Biografia

    Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

    Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
    Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).
    Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. A obra de Aleijadinho

    A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

    Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

    Principais obras de Aleijadinho:

    Talha

    - Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei

    - Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

    - Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto

    Arquitetura

    - Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).

    Escultura

    - Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").


    Isabelly Rodrigues Quintão Mendes
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  64. Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
    Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de, formalmente, só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.

    A obra que me chamou a atencção foi - O Cristo no Jardim das Oliveiras. "Via Crucis" de Congonhas do Campo.

    Derek Carvalho - turma 101

    ResponderExcluir